sexta-feira, 31 de julho de 2015

Evento debate racismo e violência contra mulheres negras na Paraíba



João Pessoa sedia a partir desta sexta-feira (31) o I Encontro Estadual das Mulheres Negras da Paraíba. O evento acontece até domingo (2) e a expectativa da organização é de que aproximadamente 100 mulheres participem do encontro, que marca as comemorações relativas ao Dia ads Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, comemorado no dia 25 de julho.
O encontro é uma atividade preparatória para a Marcha de Mulheres Negras 2015 – contra o racismo, a violência e pelo bem viver, que vai contar com uma delegação paraibana e mobilizar mulheres de todo o país, em Brasília, no dia 18 de novembro. A Marcha tem como objetivo construir estratégias para enfrentar o racismo e o sexismo e também fortalecer as organizações de mulheres negras.
Segundo dados do Mapa da Violência de 2012 e 2014, na Paraíba, para cada branco assassinado, 19 negros são mortos, o que coloca o Estado entre os primeiros em homicídios da população negra no Brasil. João Pessoa é a capital mais violenta para negros do país, ainda segundo o Mapa. Somente em 2012 foram assassinados na cidade 12 brancos para 358 negros no ano de 2012. Cabedelo e Santa Rita, também estão entre as dez cidades brasileiras que representam maior vulnerabilidade para negros.

Dia das Mulheres Negras

Desde 1992, o 25 de Julho foi instituído como o Dia das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, realizado em San Domingo, na República Dominicana, que a participação de mulheres negras de 70 países. No Brasil, em 2014 esta data também foi instituída como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Na Paraíba, a Bamidelê – Organização de Mulheres Negras realiza há 16 anos ações de visibilidade da pauta das mulheres negras.

Serviço
 
Encontro Estadual de Mulheres Negras da Paraíba

Local: RCETERA
Endereço: Rua PB Rua Profª Josefa Di Lorenzo Souza, 306 – Bairro: Quadramares – João Pessoa/PB - E-mail: rcetera@terra.com.br  - Tel.: 3238-8779.
Data: De 31.07 a 2.08 (sexta, sábado e domingo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário