sexta-feira, 31 de julho de 2015

Técnicos discutem estratégias para VIII Conferência Estadual de Saúde de Rondônia



Técnicos que fazem parte da comissão organizadora da VIII Conferência Estadual de Saúde de Rondônia se reuniram no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na quarta-feira (29), com o objetivo de fazer um balanço das etapas municipais e discutir estratégias de organização da Conferência Estadual, que acontecerá no período de 23 a 25 de setembro, em Porto Velho.
A VIII Conferência Estadual de Saúde, que é coordenada pelas equipes da Sesau e do Conselho Estadual de Saúde (CES), tem como objetivos reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal. 
 Conforme explicou Marta Duarte, coordenadora do Comitê Executivo da VIII Conferência Estadual de Saúde, o evento visa também mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade rondoniense acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da VIII Conferência Estadual de Saúde. “Será o momento de avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção do Plano Plurianual (PPA)”, acrescentou.
Para o presidente da Conferência, Raimundo Nonato Soares, presidente do Conselho Estadual de Saúde, todas as discussões agregam as propostas do conjunto da sociedade para serem inseridas nos PPAs, por isso é importante conhecer o sistema e avaliar. “O grande diferencial da conferência é que ela vai agregar todo o conjunto da sociedade”, destacou Nonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário