quarta-feira, 22 de junho de 2016

TCE da Paraíba vai auditar contratos do Banco Interamericano de Desenvolvimento

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), assinaram nessa terça-feira (21), em Fortaleza (CE), o protocolo de entendimento para a realização de auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e o respectivo estado ou entidade controlada por este.

A assinatura do protocolo aconteceu durante o evento ‘Nordeste 2030- Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável’, organizado pelo Tribunal de Contas da União com apoio do Banco do Nordeste e governo do Estado do Ceará.

Com a assinatura, o tribunal se compromete a seguir as normas de auditoria estabelecidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), além de manter profissionais capacitados para o acompanhamento dos projetos financiados por organismos multilaterais e colaboradores em geral. Na prática, o protocolo define o compromisso da instituição no sentido de fortalecer as atividades de auditoria relacionadas aos padrões exigidos pelo Banco.

O BID está empenhado em fortalecer o uso de sistemas nacionais de controle externo, bem como está trabalhando e apoiando os Tribunais de Contas Estaduais e Municipais no Brasil em seu processo de aperfeiçoamento quanto ao uso das normas e melhores práticas internacionais de auditoria.

O auditor de Contas públicas do Tribunal de Contas da Paraíba, Evandro Queiroga, presente durante o protocolo de entendimento, assinou como testemunha do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário